ClaudiaGomes96
A serra da Bocaina tem diversas opções de lazer. Desde um final de semana relaxando em uma pousada no alto da Serra até cachoeiras e caminhadas das mais bonitas do país. Destaque para um dos caminhos da Trilha do Ouro que corta a serra.
FernandaLara
Cachoeiras de águas límpidas e geladas! Cheiro de mato e um visual de contos de fadas! A trilha que leva ao Refúgio Vale dos Veados, que fica dentro do parque, também leva à maioria das cachoeiras, e deve ser feita de 4x4, ou a pé. É uma trilha deliciosa, apesar de estreita e com bastante pedras... O clima da montanha invade os poros e vai fazer você, certamente, querer voltar!!!
CelsoMegVini
Serra da Bocaina e daqueles lugares que precisamos ir ao menos uma vez ao ano para recarregar tudo na vida, na serra temos a oportunidade de ouvir o som do silencio e das cachoeiras, tem verde e natureza preservada e uma vista deslumbrante.
AdemarioIris
Vi uma das cachoeiras mais bonitas da minha vida, mas o acesso à portaria e ao estacionamento do parque podiam ser melhores. A estrada que chega na entrada foi toda reformada, mas, uma vez no parque, só de 4x4 e olhe lá. Até de bicicleta é ruim. Entendo que, dentro do parque, a escolha seja preservar o parque, no lugar de melhorar a estrada. Mas pelo menos até o lugar do estacionamento a estrada podia ser decente!
AdelaineC
Ideal para quem gosta de natureza e trekking, com diversas trilhas e cachoeiras. Muito bom para off-road, porém é necessário autorização para entrar com veículos no parque, o que é muito importante para que se mantenha conservado. O parque não possui nenhuma infra-estrutura, mas para os amantes da natureza é sensacional.
NNaomi
O Parque Nacional da Serra da Bocaina (PNSB) se estende desde a serra até o litoral. São atrativos da Serra (parte alta) do parque: Cachoeira Santo Isidro, Cachoeira das Posses, Cachoeira do Veado, Caminho de Mambucaba (Trilha do Ouro), Mirante do Sobrado e Pico do Tira Chapéu. No Litoral: Praia do Meio, Praia do Caixa D’Aço, Piscina Natural do Caixa D’Aço e Pedra do Frade. Na parte alta do PNSB: quem curte um programa bem aventureiro pode fazer o Caminho de Mambucaba (Trilha do Ouro) que são 3 dias de caminhada atravessando o parque. Porém quem quiser uma atividade mais light pode ir até a Cachoeira Santo Isidro. São 3 km (total, incluindo ida+volta) por estrada de terra, só o trecho final é íngreme para alcançar a base da cachoeira. Uma atividade de nível médio é a caminhada até a Cachoeira das Posses. São 16 km (total, incluindo ida+volta) por estrada de terra, só o trecho final é uma trilha no meio da mata, mas de acesso fácil à base da cachoeira. O acesso à parte alta do PNSB é controlado por uma portaria que conta com infraestrutura básica como estacionamento, sanitários e uma torneira com água potável. Não há centro de visitantes, nem lanchonete dentro do parque, por isso é bom ir prevenido com lanche. Para chegar ao PNSB, a partir do centro de São José do Barreiro, pegue a Rod. Estadual Francisca Mendes Ribeiro (Rod. SP-221), também conhecida como Estrada da Bocaina e siga por cerca de 27 km em estrada que apresenta cascalho, intercalado com curtos trechos de asfalto nos locais mais íngremes. Atualmente está em boas condições, acessível até mesmo a carros de passeio comuns.
PalomaAlvarezAlonso
O parque é um ótimo passeio para os amantes da natureza. Possui trilhas menores e outras que requerem mais experiência e preparo.
FabianaL634
Lugar maravilhoso para descansar a mente e cansar o corpo! Com suas trilhas e cachoeiras são grandiosas e fazem nos sentir renovados a cada visita.
Sangoret
O parque é muito bonito, a cachoeira de mais fácil acesso é a de San Izidro que é deslumbrante; uma vez ao chegar bem cedo, chegamos a ver algumas lontras se banhando no poço dessa cachoeira, um presente!O ponto negativo são as dificuldades impostas para visitação, impedindo acesso a qualquer tipo de veiculo motorizado.Algumas pousadas costumam (ou costumavam) operar dentro do parque, facilitando acesso aos pontos mais longínquos.Vale a pena conhecer, é lindo.
Andi_orange
Entrei no parque e tive a surpresa de ver tudo verde, limpo e lindo. Na pedra da Marcela é possível ver a Baia de Angra. No alto é bem frio, com lugares com neblina. Eu fiz a trilha do contrabando do ouro com um guia, descendo a Serra e adorei. A descida tem possibilidade de escorregar. Deve-se ter cuidado. Para subir, fui de carro. Mas até acabar a reconstrução da estrada Cunha_ Paraty, só é possível de carro 4x4.
mmassucci
Nesse Parque eu me senti abraçado pela Mãe Natureza. Muitas cachoeiras, montanhas, trilhas e animais silvestres. Para quem curte a natureza é um passeio obrigatório.
Virsiq
Um passeio imperdível, prá quem gosta de natureza ..Um lugar muito bonito, com muitas trilhas e muitas cachoeiras, vale a pena toda a caminhada !!
15anal
O lugar é lindo, mas com certeza seria ainda mais, nao fosse a seca que está castigando a regiao. O Parque é muito bem sinalizado e organizado, apesar de termos ido durante a semana, havia guardas florestais e sinalização adequada para nao nos perdermos.
FERNANDOA052014
A começar pelo transporte ... uma AVENTURA ! até a chegada da entrada do parque. O Parque Nacional da Serra da Bocaina é imperdível e indescritível ... lindo demais !
leilas976
conhecemos a cachoeira de santo isidro , muito bonita, trilha bem leve vale muito o visiual. A estrada dentro do parque é dificil de acesso mas muito bonito com total contato com a natureza.