248viniciusc
A trilha é moderada, sem muitos declines, mas com muita lama e agua A cacheira em si é linda, vale cada segundo de caminhada Se possível, vá primeiro a paranapiacaba e contrate um guia para fazer a trilha, assim você eliminará as chances de se perder na trilhaObs; evite levar objetos de valor, infelizmente há relatos de assaltos nesta trilha
726nayarad
Para quem nunca fez trilha como eu e minhas amigas foi superação e uma recompensa maravilhosa.Fizemos a trilha com monitor que nos cobrou R$35,00 por pessoa. Realmente o instrutor que nos acompanhou entendia bastante todos os atalhos e conduziu muito bem o grupo.Vim de trem e desci no final do ônibus para paranapiacaba. Na saida de la tivemos que voltar novamente o caminho do ônibus ou seja pagamos R3,55 pra chegar em paranapiacaba e pagamos mais R$3,55 pra retornar a um ponto que haviamos passado.A trilha que fizemos tinha bastante lama e alguns obstaculos de nivel medio. Alguns percursos bastante estreitos e com alguns barrancos. Pra quem nao tem experiencia recomendo ir com alguem que saiba e de preferencia um instrutor.Pois alguns momentos da trilha tem caminhos em V, que seguem para outros caminhos dentro da mata, onde facilmente pode se perder.Nao tinha bixinhos so encontramos um sapo. E morri de medo essa hora rs...Na ida gastamos em torno de 2:00 a 2:30 e na volta 1:20. A agua muito boa e a cachoeira é pequena, da pra aproveitar bem.Nao recomendo ir com tenis novos ou chinelo.Roupas leves calças tactel para os meninos e meninas de calça legue.Mas se preferir ir de shorts desde que seja leve.Camisetas ou regatas bem vindo.O percurso total é de 16km.E no caminho ainda é possivel subir em um mirante e ver o porto de santos, porem se tiver sorte e n tiver nublado. Nao recomendo pra quem nao gosta de se sujar, pois la nos sujamos sempre e sempre.Hahha. Bom passeio!!
ofabioalves
lugar bem afastado, uma trilha longa ate a cachoeira, mas que vale a pena, a paisagem impressiona, necessário levar muita água e blusa de frio, a temperatura cai muito rápido, para quem gosta de rapel, é uma parada obrigatória, ao final da queda dagua no fim da cachoeira tem uma pedra em forma de banco, ali se lava a alma.
ThaiseCruz
Rio Grande da Serra, grande ABC. Muitos nunca nem tiveram coragem de atravessar SP pra conhecer. Mas...Se você está bem disposto, vale a pena com toda a certeza.De R.G. da Serra ao Km 45 da Rod. Ribeirão Pires Paranapiacaba são apenas 20 min de ônibus (que sai ao lado da estação de trem). Ficamos na Rodovia onde entramos em uma trilha de 1h30 (depende do guia e da turma) que nos levará à Cachoeira Garganta do Diabo ou da Fumaça.A trilha pra quem já está acostumado é bem bacana, cansa, tem desafios, nada intransponível mas que agrada, já pra quem não está acostumado... com certeza vai querer parar pra descansar um pouco. Ao final da trilha encontramos a Cachoeira, cuja queda principal tem 40 m de altura que avistamos de cima, pois chegamos ao inicio da queda d´água e não à base dela. Algumas piscinas naturais se formam antes da queda, a maioria seguras para o banho. A vista para Cubatão, se der sorte do tempo estar limpo, é linda. O local é normalmente frio, mesmo quando a capital está quente e há muita, muita, muita neblina. Segundo nosso guia o ideal é retornar antes das 16h.Mesmo com neblina é possível aproveitar o local, há até locais para acampar, não tão próximo à margem do rio e nem perto da queda.Legal mesmo é descer a cachoeira de rapel! Você não enxerga nada além da água à sua frente, a equipe da Desafio Adventure opera por lá (recomendo!). Se for descer de rapel procure grupos de, no máximo, 10 pessoas. A espera é bem chata e a neblina piora à tarde.E depois da curtição, a volta é pela mesma trilha, que parece mais longa por conta do cansaço.Não sei porque essa trilha ainda não consta no Mapa de Trilhas de SP!!!!!!!